Fórmulas SUMIF e SUMIFS
Formula SUMIF:
Esta fórmula é um "2 em 1" do Excel, pois faz a soma num intervalo (ou área, em inglês "range"), SE uma determinada condição se realizar.
Se um critério "xpto" for verdadeiro, aquela célula será considerada para a soma.
Pegando no exemplo do artigo Fórmulas Lógicas - AND,
se quiséssemos apenas somar os consumos do ano 2008 (coluna E), em que estivesses escrito "Aumentou o consumo nos 2 anos" (coluna F). Se fossemos a escrever esta fórmula directamente na célula onde queríamos o resultado desta soma com esse critério, iríamos escrevê-la assim:
=SUMIF(F5:F21; "Aumentou o consumo nos 2 anos"; E5:E21)
Formula SUMIFS:
Esta é uma das muitas fórmulas que só existem no Excel 2007 e que é de muita utilidade.
O "s" já nos indica que é plural, ou seja, se no SUMIF somava quando uma condição se concretizava, agora no SUMIFS só somará se várias condições se concretizarem (também poderá usar apenas 1 condição que funciona).
Se somar quando um critério era verdadeiro já era muito útil (caso do SUMIF), imaginem o que seria podermos fazer muitas combinações de critérios (que todos eles teriam que ser verdadeiros para se somar). Já são "3 em 1" é uma fórmula que é uma Soma (SUM), é um Se (IF), e ainda é um E (AND).
SE um critério "xpto" for verdadeiro, E um critério "ztyp" for verdadeiro, E um critério "qwert" for verdadeiro (...), aquela célula será considerada para a soma.
E podem se colocar até 127 critérios que irá ser avaliado se todos são verdadeiros e só se forem é que somará.