Google +
Mais uma rede social, ainda em testes... Para já ainda só se consegue aceder através de convite e estes ainda são limitados.
Aceda aqui ao Google+: https://plus.google.com/
Se quiser convites: http://googleplusinvites.com/
Minha primeira impressão: Não é uma 2.ª versão de Orkut (que também é do Google), não é um Facebook... é algo diferente, com algumas semelhanças, ou comparações iniciais possíveis:
Google + | |
Botão '+1' | Botão 'Gosto' |
Circulos de contactos | Listas de amigos |
Stream | Wall (Mural) |
Sparks | Actividades |
Só que ao começar a utilizar, comecei a perceber que ia muito mais além do que o Facebook nos proporciona...
Imagem inicial de entrada:
Faça o Login com a sua conta Google (gmail):
Imagem seguinte após o Login:
Perfil
Para quem já têm um perfil público do Google, é criado automaticamente, senão terá que colocar a informação manualmente. A questão aqui é, como sempre, filtrar o que quer mostrar publicamente:
No canto superior direito tem o seu nome, e se der um clique tem acesso ao seu perfil, aos seus circulos, às definições da sua conta e da sua privacidade.
E ao lado, tem as notificações, e se der um clique vê as últimas interacções com os seus contactos:
Adicionar contactos aos circulos:
Automaticamente todos os contactos do gmail são sugeridos. É possível logo nessa sugestão escolher o circulo a que pertencem:
É também possível: - Associar um contacto a mais do que um circulo; - Criar novos circulos. |
Como sempre, nas redes sociais, há que ter cuidado com a questão de privacidade, por isso altere o que vem predefinido e veja o que pretende mostrar ou não:
Outra forma adicionar pessoas a circulos (e devo dizer que é muito mais fácil que no Facebook) é ir directamente a 'Circles'...
... e depois é só arrastar os contactos para os circulos (pode seleccionar vários e arrastar simultaneamente):
Depois é começar a partilhar... escrever um post, escolher com que circulos é que se partilha, anexar foto, vídeo, link, e adicionar a sua localização (mas para isso tem que usar o Crome como browser). Este é o aspecto do Stream:
A parte do selecionar com quem se partilha, achei muito mais fácil que no Facebook, exactamente pelo conceito dos circulos, mas também porque é possível apenas colocar um e-mail (partilhar com pessoas que não estão na rede).
Também gostei dos Sparks que é excelente para conteúdos na net, e depois facilmente partilhar.
Outro conceito novo é o Hangouts, que permite conversar por voz e camera (será um futuro rival do Skype?)
E, claro, como não poderia deixar de ser, o interface com o seu telemóvel:
Os aparelhos suportados:
Tudo num só lugar: A sua rede social, o seu e-mail, o calendário, os seus documentos, as fotos, etc. ...
Para terminar, que este post já vai muito longo, se calhar porque comecei de pé a trás ("Quê? - Outra rede social? - Não há pachora!!!..."), a minha primeira impressão foi muito boa, um layout clean, fácil de utilizar logo à primeira, com conceitos interessantes (como os Circles, os Sparks), gosto muito mais deste glossário que o do Facebook (não somos todos "amigos", temos circulos de contacto, não tenho um mural, tenho um interface de onde faço stream para o mundo, mas o meu maior destaque vai para a fusão entre as pesquisas e o e-mail: Faço uma pesquisa através do Sparks, partilho logo com quem quero, mesmo que não esteja na rede, porque posso utilizar o e-mail. É caso para dizer: +1
P.S. - Ah, não podia esquecer-me de outra vantagem... e como ainda está no início, as empresas ainda não bloquearam o seu acesso no trabalho aos seus funcionários .