Sobre a Maria Proiete


Quem sou eu?

ceu Consultora Financeira com experiência de 11 anos de trabalho na área Financeira, como Controller e Directora Financeira de empresas nas áreas da Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Energias Renováveis e Formação, Licenciada em Administração e Controlo Financeiro, Bacharel em Contabilidade certificada pela Microsoft em Excel 2007 e Access 2007, com o título MOS (Microsoft Office Specialist) e MCT (Microsoft Certified Trainer).

Para mais informações consulte: http://mariaproiete.com/

Qual o objectivo deste blog?

O principal objectivo é partilhar informação e conhecimentos sobre Contabilidade, Fiscalidade, Finanças e seus afins.

Muitas vezes, amigos meus, especialmente na altura da entrega da declaração do IRS ou quando saiam ou entravam para um novo posto de trabalho, solicitavam-me ajuda, e frequentemente as questões eram as mesmas. Outras vezes, estagiários saídos do curso de contabilidade ou ainda a terminá-lo, também me colocavam questões. Achei que talvez fosse interessante para outras pessoas, terem acesso a essas explicações que fazia aos meus amigos e conhecidos, e foi assim surgiram os meus primeiros artigos e, mesmo agora, os artigos que escrevo acabam por ser uma resposta a questões que me colocam por e-mail através deste blog.

Qual não é o objectivo deste blog?

Este blog não tem como objectivo seu uma consultoria personalizada caso-a-caso, mas tornar acessível informação genérica sobre um determinado assunto para vários individuos que estarão com as mesmas questões, e que cada pessoa lerá e interpretará para o seu caso específico. Ou seja, "não é dar um peixe, é ensinar a pescar". (1)

Também não tem por objectivo "angariar clientes", pois não trabalho para nenhuma empresa de contabilidade, nem faço as chamadas "contabilidades". Actualmente sou Responsável Financeira numa empresa (trabalhadora por conta de outrém) e formadora das aplicações Microsoft Office (trabalhadora independente).

Espero que goste e especialmente lhe seja útil!



NOTA:

(1) - Por mais boa vontade que tenha, actualmente é-me impossível conseguir ler (quanto mais responder!) a todos os e-mails que recebo. Assim sendo, gostaria de deixar os contactos para cada pessoa poder obter as suas respostas:

a) Para resolver questões particulares, relacionadas com o seu caso concreto de trabalhador dependente ou independente, e questões especificas que tenha, deverá utilizar os serviços oficiais disponíveis para o cidadão:

FINANÇAS: 707 206 707
SEG. SOCIAL: 806 266 266
Queixas e Denúncias em relação às Condições de Trabalho: http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Itens/QueixasDenuncias/Paginas/default.aspx

b) Apenas para Técnicos Oficiais de Contas com questões Contabilisticas e Fiscais relacionadas com os seus clientes, p.f. contactar:

OTOC - Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas
Telefone Geral: 217 999 700 (Das 9:00h - 12:00h e das 13:30h às 17:00h)