Maria do Céu Proiete

Office: Excel, Access, Word, Powerpoint, Outlook, Publisher, Project, Visio e mais...

Categorias

Meu Perfil

MCT

MOS

Linked-In

Twitter

Comunidades

NetPonto

Tags



Navegação

Sites que Recomendo

Calendário do Outlook

Hoje em dia é praticamente impossível a um profissional organizado não se socorrer de uma agenda electrónica, que lhe recorde dos seus afazeres.

Eu sou fã confessa do Outlook para organizar quer a minha vida profissional, quer a minha vida pessoal. É nele que marco as minhas reuniões, datas para entregar declarações fiscais e laborais, formações e outros afazeres profissionais, mas também as datas de aniversários de familiares e amigos, agendamento de consultas médicas, horários de remédios que tenho que tomar... Assim, tudo o que tiver uma data para ser feito coloco no calendário e o Outlook avisa-me!

Como a maior parte dos smartphones, PDA's, iPhone e Androide tem sincronismo com o Outlook, sou avisada dos compromissos mesmo que esteja fora do meu posto de trabalho, através do telemóvel e estou descansada, não me vou esquecer de nada.

Como posso criar mais do que um calendário, tenho calendários bem separados para podê-los compartilhar com pessoas diferentes. Por exemplo:

  • Tenho um calendário só para a sala de reuniões que todas as pessoas da empresa tem acesso com todas reuniões que se realizam no escritório (evitando assim marcações para a mesma hora naquela sala);
  • Tenho um calendário fiscal e laboral que recorda todas as datas de entregas de declarações, que é público e que os leitores do meu blog de finanças podem usar;
  • E obviamente tenho o meu calendário pessoal, onde registo os compromissos privados e só está disponível para mim.

Outra vantagem é que posso enviar um compromisso de uma reunião por e-mail, convidar as pessoas que irão participar, e os participantes poderão aceitar ou rejeitar o convite para a reunião, colocar um mapa do local ou outros documentos em anexo, tal como se fosse um e-mail, mas que ficará também registado no calendário e avisará os participantes.

Este assunto é vasto, mas gostaria de deixar aqui algumas dicas:

Criar um novo calendário: Botão do lado direito sobre um calendário.

Calendário01

Partilhar esse calendário: Botão do lado direito sobre um calendário.

Calendário02
  1. Enviar o calendário por e-mail;
  2. Partilhar no servidor da rede;
  3. Publicar no site Office.com
  4. Publicar no servidor WebDAV

No ponto 3 e 4 poderá ainda optar se irá disponibilizar todos os detalhes dos compromissos, ou apenas parte deles.

Criar um compromisso: No Office 2010 é na Ribbon Bar no separador Home, escolher New Appointment.

Calendário03

Detalhar alguns os dados do compromisso: Colocar os dados do compromisso e escolher as opções que lhe interessem.

Calendário04

  1. Colocar o assunto do compromisso (que seja fácil de identificar);
  2. Identificar o local onde se realizará o compromisso (que pode ser físico - um endereço - ou virtual - um site - para por exemplo entregar declarações ou assistir a um webcast);
  3. A data e horário que esse compromisso começa e acaba;
  4. Mostrar no calendário como: Ocupado, Livre, Fora do Escritório, Tentativa (aparece com uma cor diferente no calendário e facilmente identificável).
  5. Escolher quanto tempo antes quer ser alertado a primeira vez. Poderá também associar sons ao seu alerta. Quando é alertado poderá ainda escolher para ser alertado mais tarde, até completar o ser compromisso e fazer poder fazer dismiss.
    Calendário05
  6. Quando os eventos se repetem (diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente) poderá usar a funcionalidade recorrência.
    Calendário06
  7. E pode usar as categorias e associar a esse compromisso uma categoria que pretenda, como no exemplo, permitindo depois filtrar e organizar por categorias.
    Calendário07

Espero ter demonstrado as vantagens de usar o calendário do seu Outlook para organizar os seus compromisso e que, se ainda não usa, comece a usar!

Publicado em: 23 de Junho de 2010 às 17:33 por Maria Proiete
Categorias: Outlook