Um glossário para ler o SNC

26 de Setembro de 2009 às 04:42 por Maria Proiete

Normalmente os meus artigos não são vocacionados para os profissionais de contabilidade, porque existem blogs e foruns que já têm excelentes contributos nessa área, usando a linguagem técnica apropriada, mas sim vocacionados para o público em geral, ou iniciantes na contabilidade, que pretendem uma simplificação da linguagem técnica, respondendo as dúvidas que me colocam mais frequentemente.

Com a publicação do SNC, passamos a ser todos aprendizes e desconhecedores desta nova linguagem técnica contabilística, que teremos que dominar com mestria pelo menos até dia 01/01/2010, quando entrará em vigor.

Creio que não fui a única que, quando comecei a ler a legislação, me deparei com uma dificuldade básica: A linguagem! - Os termos usados são novos, e isso inicialmente dificulta a interpretação.

Para resolver esse problema criei um glossário, que me foi útil, e por isso, gostaria de partilhar convosco, aqueles que se debatem com a mesma dificuldade. Para fazer download do Glossário em Excel 2007 clique aqui. Para fazer download do Glossário em PDF clique aqui.

Este glossário é apenas um incentivo para ajudar à primeira leitura, mas é indispensável ler a legislação sobre o SNC, entender o novo paradigma da contabilidade, formatar as nossas cabeças para esta nova forma de contabilizar.

Agradeço e peço que façam comentários, sugestões, questões e outros acrescentos a este tema do SNC, pois o enriquecimento do estudo vem com a partilha de conhecimento e também das dúvidas.