Planeamento das contas pessoais

27 de Janeiro de 2008 às 17:41 por Maria Proiete

Como quase tudo na vida que se quer fazer bem feito, têm que se começar por planear, e depois mater-se fiel ao planeado, ou ajustar o plano à realidade se o plano inicial não era realista, mas depois tentar seguir fielmente o plano.

É frequente ouvirmos falar que estamos em crise, mas as épocas de crise são as melhores para nos reestruturarmos, voltarmos ao que é essencial e aproveitarmos para mudar a forma como nos relacionamos com o dinheiro e, em vez de nos focalizarmos na falta de dinheiro, focalizarmo-nos na organização do nosso orçamento familiar/pessoal.

Planear é o primeiro passo para gerir as nossas contas pessoais, mas como fazê-lo?

O meu conselho é que aproveite um dos Domingos chuvosos que se avizinham, se sente e ponha as mão ao trabalho:

  • Em primeiro lugar qual é o seu objectivo? Poupar dinheiro? Fazer "esticar" o seu dinheiro até ao final do mês? Amortizar uma dívida? - Estabeleça um objectivo!
  • Em seguida há que fazer um levantamento sério e cuidadoso de todas as despesas que tem, mensais, trimestrais, semestrais, anuais e as que são apenas pontuais;
  • Depois do levantamento de todas as despesas, há que catalogá-las em 3 categorias: 1 - Essenciais, 2 - Necessárias; 3 - Supérfluas;
  • Agora está preparado(a) para começar a planear. Num papel ou num ficheiro, como melhor lhe aprover. Pessoalmente prefiro um ficheiro em Excel, e preparei um para ser a nossa base de trabalho que poderá fazer download. Comece por colocar no ficheiro todos os rendimentos e as despesas que tem durante um ano. Depois de ter colocado todas as despesas, guarde o ficheiro com outro nome e retire todas as despesas que considerou supérfluas;
  • Analise os resultados dos dois ficheiros e veja com os seus próprios olhos, quanto conseguiria poupar (ou não ficar a dever) se não fizesse essas despesas supérfluas. Aproveite para rever se existem despesas que, apesar de essenciais, podem ser diminuídas (renegociar empréstimos, poupar energia, etc).
Chegou a altura de fazer o seu plano de gestão das suas finanças pessoais. Tal como uma dieta, se for algo demasiado radical funciona durante uns meses, no máximo, mas no final os resultados são desastrosos. Têm que fazer um compromisso entre o ideal e o razoável, apostando num orçamento familiar que acredite que vai conseguir cumprir. O mais importante é começar, depois mês a mês, comecará a organizar-se melhor e poderá colocar a fasquia mais elevada.

Agora terá a ardua tarefa de se singir ao orçamento e com sacrifício, pois não há maneira fácil de atingir os objectivos, e não vacilar nos saldos, ou quando sair aquele telemóvel última geração que de repente parece que não consegue viver sem ele, ou qualquer que seja o "botão" que o leve a comprar coisas não essênciais, desligue-o, ou faça compromissos consigo mesmo, estabeleça quantas vezes pode ceder a essas vontades, ou crie critérios "a partir de x dinheiro poupado poderá fazer uma compra de y". Estabeleça as suas regras, as suas prioridades e siga-as!!!.

Faça o download do ficheiro:

Planeamento das Contas Pessoais.zip (58,28 kb)