Alteração ao ficheiro SAFT-PT

12 de Outubro de 2009 às 17:35 por Maria Proiete

O SAFT-PT (Standard Audit File for Tax Purposes - Portuguese version) é um ficheiro normalizado (em formato XML) com o objectivo de permitir uma exportação fácil de um conjunto predefinido de registos contabilísticos, independente do programa informático utilizado. É obrigatório desde 1 de Janeiro de 2008 para os sujeitos passivos de IRC que organizem a sua contabilidade com recurso a meios informáticos. O objectivo deste ficheiro é satisfazer os requisitos de obtenção de informação dos serviços de inspecção e facilitar o seu tratamento, evitando a necessidade de especialização dos auditores nos diversos sistemas. Para mais informações sobre o que é o ficheiro SAFT clique aqui para aceder ao documento preparado pelos serviços de Finanças.

Já estava previsto desde o inicio que o formato aprovado pela Portaria n.º 321 -A/2007, de 26 de Março, era um formato simplificado e não seria o formato definitivo, e agora a Portaria n.º 1192/2009 de 8 de Outubro, veio fazer as primeiras alterações ao formato de ficheiro normalizado de auditoria tributária para exportação de dados, o designado SAFT (PT), prevista no n.º 8 do artigo 115.º do Código do IRC.

Para mais informações sobre a estrutura dos dados deste novo formato do ficheiro, consultar p.f. a Portaria n.º 1192/2009 aqui.