Maria do Céu Proiete

Office: Excel, Access, Word, Powerpoint, Outlook, Publisher, Project, Visio e mais...

Categorias

Meu Perfil

MCT

MOS

Linked-In

Twitter

Comunidades

NetPonto

Tags



Navegação

Sites que Recomendo

Personalizar formatação de campos de Data e Hora na Impressão em Série (Mailing Merge)

Para quem pretende aprender o fundamental sobre Impressão em Série (Mailing Merge), poderá assistir a este vídeo ou ler este artigo.

Para quem já utiliza esta funcionalidade, mas pretende uma maior personalização da formatação de campos de data e hora, aqui ficam algumas dicas:

Personalizar a formatação da data e hora

Se já utilizou na Impressão em Série (Mailing Merge) campos com datas e horas deparou-se certamente com com problemas de formatação.

Por exemplo, alguém que nasceu a 10 de Fevereiro de 1982 irá aparecer formatado assim: image_thumb[14], e se o horário pretendido era das 19:00 às 23:00, aparecerá formatado assim: image_thumb[16]

Para personalizar a formatação da data, seleccione no documento o campo de impressão em série que pretende formatar, neste exemplo é a data de nascimento image_thumb[18], e com o botão do lado direito escolha a opção 'Editar Campo'.

image_thumb[20]

Aparece uma caixa de diálogo do 'Campo':

SNAGHTML86f8a3_thumb[2]

E depois seleccionar 'Códigos de campo', aparece as propriedades avançadas dos campos. Pré-definido apenas tem MERGEFIELD + Nome do Campo, mas para criar uma formatação personalizada deve acrescentar a formatação pretendida, \@"dd-MM-yyyy" e, se pretender preservar a formatação durante a actualização accione a respectiva caixa de validação.

SNAGHTMLaf57c3_thumb[1]

O resultado da formatação \@"dd-MM-yyyy" será a seguinte:image_thumb[22]

Também seria possível em vez de 'Editar o Campo', seleccionar 'Alterar códigos de campo' e acrescentar \@"dd-MM-yyyy" \* MERGEFORMAT. De uma maneira, ou de outra, o resultado é o mesmo.

image_thumb[30]

image_thumb[29]

Para alterar a formatação da hora, execute os mesmos passos (seleccionar campo a formatar, com o botão do lado direito 'Editar o Campo' e depois na caixa de diálogo do 'Campo' seleccionar 'Códigos de campo', nas propriedades avançadas dos campos acrescentar a seguir ao MERGEFIELD + Nome do Campo a seguinte formatação: \@"HH:mm".

SNAGHTMLd9829b_thumb[2]

O resultado da formatação \@"HH:mm" será a seguinte:
image_thumb[31]

Nota: É muito importante utilizar correctamente as maiúsculas e as minúsculas, tal como estão nos exemplos, porque 'M' maiúsculo é o código de formatação do mês e 'm' minúsculo é dos minutos. Já se utilizar o 'h' minúsculo apenas terá horas das 0 às 12, para ter das 0 às 23 terá que utilizar o 'H' maiúsculo.

Publicado em: 5 de Outubro de 2012 às 19:35 por Maria Proiete
Categorias: Word